badge
Lilypie 1st Birthday Ticker

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Os Bravos do Pelotão (23 semanas -T2)




Não! Não são os marines de qualquer armada imperialista comandada pelo cowboy Buch. Não são os sofridos lutadores de wrestling que empolgam os seus fãs a cada toque artístico de ataque pessoal. Os bravos do pelotão somos todos nós que nascemos na década de 70. Sim, segundo os novos pedagogos, pediatras da nova geração e elementos da armada ASAE não estaríamos vivos. Somos estóicos sobreviventes que soubemos resistir a todos os perigos que imputam a esta nova geração.

Quem não se lembra do sabor do óleo de fígado de bacalhau, uma luta desigual que a cada colherada nos deixava estarrecidos de “prazer” (nada comparado com o sabor dos modernos xaropes que mais parecem licores adocicados). Nunca ninguém percebeu bem as propriedades terapêuticas deste composto…e daí… quem é que hoje sabe explicar a origem de uma Virose?
Quem é que nunca lavou as orelhas com os pontiagudos cotonetes sem ferir mais os tímpanos que um concerto do ruidoso Marilyn Manson?!
Quem é que nunca bebeu água da mangueira do jardim e partilhou o copo de um refrigerante sem se preocupar com os micróbios alheios?!

Não tínhamos protectores para tapar as fichas de electricidade, fechos nos armários, frascos à prova de criança, brinquedos com rótulos da EU, chupetas esterilizadas, tintas anti-alérgicas, cadeiras ergonómicas e tantas outras coisas que são hoje consideradas essenciais à evolução humana.

Saímos de casa de manhã e brincávamos o dia todo até escurecer. Estávamos incontactáveis e ninguém se importava com isso. Passávamos horas a fazer carrinhos de rolamentos e depois andávamos a grande velocidade pelo monte abaixo, para só depois nos lembrarmos que esquecemos de montar uns travões. Caíamos das arvores, cortávamo-nos, e até partíamos ossos, mas sempre sem processos em tribunal. Havia pequenas escaramuças com os putos da rua, mas sem sermos processados (ou levarmos um estalo do Mourinho) Quando andávamos de bicicleta, não usávamos capacetes. Batíamos às portas de vizinhos e fugíamos. Comíamos batatas fritas, pão com manteiga e bebíamos gasosa com açúcar, mas nunca engordávamos porque estávamos sempre a brincar lá fora.

Não tínhamos Play Station, X Box. Nada de 40 canais de televisão, filmes de vídeo, home cinema, telemóveis, computadores, DVD, Chat na Internet. Tínhamos amigos - se os quiséssemos encontrar íamos à rua. Jogávamos ao elástico, íamos à barra, levávamos com a bola que doía especialmente em gélidos dias! Íamos a pé para casa dos amigos. Acreditem ou nãom, íamos sozinhos a pé para a escola, não esperávamos que a mamã ou o papá nos levassem.

Criávamos jogos com paus e bolas. Se infringíssemos a lei era impensável os nossos pais nos safarem, eles estavam do lado da lei. Esta geração produziu os melhores inventores e mais desenrascados de sempre. Os últimos 50 anos têm sido uma explosão de inovação e ideias novas. Tínhamos liberdade, fracasso, sucesso e responsabilidade e aprendemos a lidar com tudo.

Por isso, caro amigo, se também conseguiu sobrevier a tudo isto é porque faz parte deste pelotão de elite de bravos revolucionários que cresceram em liberdade durante os anos 70 e 80.

2 comentários:

Anónimo disse...

Já agora...e quem nasceu na década de 50????...muito distante...eu sei....mas nessa década ainda mais bravos éramos...rsrs
Mas voltando à década de 70...recordo-me de dois "heróis" que apanhavam as caricas no chão da esplanada... (para o avô fazer um instrumento musical, misto de pandereta com maraca)...enquanto os pais conversavam e tomavam café sem terem receio de que os rebentos apanhassem qualquer maleita...(e como as mãos ficavam negras!!!!)...e hoje aqui estão sãos e escorreitos....rsrs
Hoje é diferente...bem diferente...é a evolução...algumas vezes para melhor ...outras nem por isso...mas...se não evoluíssemos...também não teriam aqui a Net Tia...rsrsr...

Beijos ao Trio
Tia Clara

saltarica2002 disse...

Oh, que recordações...
Que orgulho pertencer a este Pelotão...
Pena o mundo da Leonor e da Bia ser tão distante e tão diferente do que foi o nosso naqueles tempos!!C:)