badge
Lilypie 1st Birthday Ticker

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Tertulias com sabor (25 semanas - T2)


A primeira luta titânica que pais afoitos das suas responsabilidades travam com os seus rebentos começa à primeira colherada de cada refeição. Uma disputa nutritiva que apela à nossa criatividade para podermos chegar ao fundo do prato. Engendram-se tácticas mais ou menos ridículas que apelam à nossa paciência. Todo o tipo de palhaçadas são permitidas. Referências a antigos fantasmas que possam demover as crianças de fecharem a boca são arremessadas para a conversa. Utilizações de pequenas peças de teatro fazem de nós actores de sucesso. Até inventamos ruídos esquisitos para compor o libreto que possa entreter o nosso mais desejado.

E nestas tertulias de sabor quando conseguimos a atenção do nosso companheiro de luta começam a assolar as dúvidas que ecoam pela parede da cozinha:
Quando começar? Que comida dar para o bebe? Como preparar a comida do bebe? O que não dar ao bebe? Quais são as necessidades do bebe? Como ter tempo de preparar uma comida saudável para o bebe? Como elaborar um cardápio nutritivo? Que quantidade ele precisa?

É curioso como alguns anos depois estes pressupostos mudam de barricada. A luta passa a ser entre o nosso aparelho gustativo e a consciência alimentar que entretanto nos incutiram. As armas de guerra são substituídas. O babete é trocado pela balança como instrumento de controlo. As papas transfiguram-se em doces ricos de tentação.

Estas rotinas alimentares acompanham-nos por toda a vida dividindo-nos em dois grupos: Aqueles que comem para viver e os que vivem para comer. Adivinhem a que grupo eu pertenço…

Sem comentários: