badge
Lilypie 1st Birthday Ticker

domingo, 9 de dezembro de 2007

Profissão de Futuro (24 semanas - T2)



A edição desta semana da revista visão apresenta um estudo estatístico sobre as profissões do futuro. Curiosamente ou não, entre o top ten encontra-se a profissão de Pai/Mãe. De facto é uma condição que nos envolve a tempo inteiro. Não podemos ser progenitores a part-time, não existe espaço para ambiguidades, não se pode delegar esta função sem assumi-la com sentido de responsabilidade. Não há bons e maus pais, há pais que como pais devem estar conscientes do seu trabalho. Porque ser pai não é simplesmente uma função biológica é necessário investir nos afectos que possam vincular as relações familiares.

Parece-me que o ruído gerado em torno do decréscimo da natalidade nos povos ocidentais tem reduzido esta questão à condição económica. Mas será que estamos mais pobres do que os nossos antepassados? Claramente que não. Os contextos é que mudaram, redefiniram-se os papéis, alteram-se as prioridades. Deve-se olhar o problema a montante, já que, na minha opinião, este resulta de factores sociais que alteram o ajustamento das famílias às sociedades contemporâneas.

É verdade que as politicas de natalidade se resumem a pequenas gratificações que são insuficientes para as despesas de tal situação. Mas quando se fecham escolas primárias, sap’s, maternidades e outros serviços fundamentais à fixação de pessoas hipotecamos muitos mais nascimentos. E se pusermos a mão à consciência esbarramos com progressões de carreira, estabilidade profissional, reciclagem de automóvel, troca de casa, qualidade de vida, liberdade para viajar e outros argumentos que se vão utilizando para anestesiar o melhor dos nossos instintos: A vontade de procriar.

A paternidade, na verdadeira assunção da palavra é a mais gratificante das profissões. E melhor, não há desemprego nem quotas que limitem esta ocupação. Por isso mandem um currículo ás vossas companheiras para se juntarem à nossa classe.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pai, é linguagem de criança.
Pai, é palavra de filho(a).
Pai, paizinho, papá!
Meu pai, nosso pai,
O pai dos outros, os pais de todos!

PAI NOSSO, que estás nos céus!
O pai está no meu coração.
Os pais estão em todos os corações!Porque todos os corações têm pai.
Todos os pais do mundo;

Os pais dos pais, sempre pais.
Pais de muitas gerações, de todas.
Todos os filhos têm seus pais nos
corações!

Até a Bia, que ainda habita o ventre materno já tem o maior orgulho no papá.