badge
Lilypie 1st Birthday Ticker

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Báu do VHS (16 semanas - T2)



Um pingo de nostalgia para regar a criança que há em nós. Uma lufada de recordações para arrancar um suspiro de todos os que tiveram o privilégio de crescer nos magníficos anos 80. São imagens de marca que marcam uma época de grande criatividade. Com a ingenuidade característica das crianças, fomos lançando pequenas pedras para o charco cinzentão da nossa nação. Portugal era uma sociedade retrógrada, estrangulada pela recente ditadura que respirava uma mesquinhes atroz. Basta ver a infindável colecção de tesourinhos deprimentes desta época com que os gatos fedorentos nos confrontam semanalmente.

Os anos 80 foram a verdadeira revolução para os ávidos arquitectos de uma mudança que ainda hoje se repercute na nossa forma de ser e estar. Não é raro encontrar referências desta época nas notas soltas do line up de qualquer rádio, cruzar com conversas sobre temas tão interessantes como o aparecimento da televisão privada, com as suas virtudes e excessos, e recordar programas que nos marcaram para além do período em que foram exibidos. Não é difícil, por isso, encontrar no nosso vernáculo expressões que acompanham o sentimento geracional de orgulho e saudade que estes tempos nos ofereceram. Assim brotam frequentemente das nossas bocas desabafos que outrora ouvíamos dos nossos avós, como os clássicos “na nossa época é que era”, “não há nada como antigamente”, “naquele tempo é que era” e outros sábios vocábulos que ressalvam o constante “generation gap” a que estamos votados.

Foram pedras basilares que cimentaram o nosso crescimento como pessoas. Afinal, são precisos modelos e causas para alimentar o ego reformista de um adolescente. Parece-me que a efemeridade da época em que vivemos está a redefinir os papéis. A importância dada à forma em prol do conteúdo está a castrar a capacidade das nossas crianças para encontrarem a sua revolução. Uma sociedade de plástico onde a falta de valores nos confina a uma sórdida vontade de viver de acordo com os estereótipos definidos. Perdoem-me o desabafo de um cota que pensa já na estóica incumbência de educar uma criança com sentido de missão.

Como recordar é viver, aqui estão algumas das pérolas da nossa infância ainda gravadas em VHS (para quem não sabe umas enormes cassetes que se colocavam num aparelho chamado vídeo). A idade da inocência que marca uma época em que esperávamos ansiosamente pelo término do entediante “TV Rural” do saudoso Eng. (e este era mesmo engenheiro) Sousa Veloso para podermos ver alguns destes fantásticos bonecos.

Opps... O texto está a ficar comprido, parece-me que vou ter de escrever mais alguns Posts sobre esta vasta temática, sob o risco de me tornar tão repetitivo como as regulares referências ao actual seleccionador de sub 21 (*) que acompanhavam os serões de família em muitos dos nossos repastos.

(*) Para quem não conhece a estória do Selecionador Rui Caçador, basta aparecer numa qualquer festa da nossa família para facilmente ser confrontado com esta personagem que hoje podia ser meu primo. Um abraço para o nosso Caçador de troféus e para a sua ex-ex-ex namorada que hoje tem uma família feliz que muito prezo pela sua pureza de valores e espontaneidade característica das gentes da região minhota onde vivem.

Aqui estão alguns dos bons exemplares desta coletânea de VHS. Espreitem para recordar velhos tempos ;-)




























3 comentários:

Anónimo disse...

TEMOS ACOMPANHADO A VOSSA "SALADA" DE SENTIMENTOS ATRAVÉS DESTA COISA A QUE CHAMAM BLOGGER... DE FACTO É LINDO VER ESTES PAPÁS TODOS BABADOS COM O SEU REBENTINHO...PARABÉNS!A VIDA MUDA É VERDADE MAS É PARA MELHOR ACREDITEM...QUANTO AOS COMENTÁRIOS SOBRE A "BARRIGUINHA" DO PAPÁ NÃO LIGUEM..É SÓ INVEJA..NÃO É QUALQUER UM QUE GANHA ESTE ESTATUTO QUE É SINÓNIMO DE SABEDORIA,CONHECIMENTO,CALO NA VIDA E NO AMOR...NÓS TEMOS UMA IGUAL CÁ EM CASA E SOMOS MUITO FELIZES! É ESTA FELICIDADE QUE VOS DESEJAMOS TAMBÉM!!BEIJOCAS PARA OS NOVOS PAPÁS...

SANTIAGO,SILVIA E PEDRITO

Anónimo disse...

Como sempre...GENIAL!!!
E não é que me lembro de todos estes videos???
Não...não são do meu tempo...rsrsr...eu sou jovem, é certo...mas não tanto...diria que são do tempo das minhas "crianças"...rsrsr
Já agora..os diospiros...já se comem???..rsrsr
Beijinhosssssssss
Tia

saltarica2002 disse...

Adorei recordar, e a Leonor aprendeu que mesmo o Noddy, o Ruca e os Tele Tubbies ao pé disto...não valem nada.
Oh, the good old times!!! C