badge
Lilypie 1st Birthday Ticker

sábado, 20 de outubro de 2007

O canto dos Porquês


No desenvolvimento de qualquer criança existe uma fase onde a curiosidade de compreender os limites e as particularidades do mundo que a rodeia traduz-se numa avalanche de porquês. E assim surgem constantemente perguntas que têm tanto de pertinente como de dificuldade para os atentos progenitores. Estes são confrontados regularmente com algumas dúvidas existenciais que apelam à nossa imaginação para explicar de forma pedagógica o óbvio: Uma verdade absoluta não empírica que tomamos como certa e inquestionável.
Um canto ritmado de expressões como "Porque é que comemos?"; " Porque é que as estrelas não caem?"; "Porque é que o Sol se vai embora à noite?"; "Porque é que o céu é azul?"; "Porque é que as pessoas e os animais morrem?"; "Porque é que tens que ir trabalhar?". Com estas e outras perguntas as crianças desarmam-nos com a sua ingenuidade e deixam-nos não raras vezes sem resposta.

Ora, como nós, adultos recentemente chegados a este admirável mundo novo, temos também bastantes “porquês” para partilhar com outros futuros progenitores, decidi criar mais uma “espécie de rubrica” que irá abordar as mais filosóficas das questões que tenham a ver com esta temática. Por isso se quiserem acompanhar é só darem semanalmente uma espreitadela por cima do “Tou da semana” para encontrarem reflexões tão pertinentes como as de Agostinho da Silva, Platão ou outros reconhecidos pensadores da nossa história. Leiam e assolem as vossas mentes.

Sem comentários: