badge
Lilypie 1st Birthday Ticker

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Cantigas de Roda (22 semanas - T2)





Quem é que não se lembra da Dona Chica que atirava o pau ó gato. Em catraios cantaram-nos isto centenas de vezes, muitas das quais para nos acalmar! Agora que somos crescidos, já repararam na letra desta música de crianças? Não bastava atirar o pau ao pobre do gato e ainda a dita senhora se admira por ele não ter morrido. A letra termina com um arrepiante miiiiaaaaaauuuuuuuuuu.

Num destes dias tropecei numa nova versão desta cantiga de roda que agora substitui o Pau por Peixe ficando desta forma uma letra mais harmoniosa. É obvio que nunca levei à letra esta música, até já tive um gato a quem atirava comida em vez de paus. De qualquer forma é de bom senso modificar a rima desta música para não atiçar a liga protectora de animais e sem alterar o ritmo podemos cantar uma versão mais consensual.

Para recordar esta e outras músicas irei partilhar convosco algumas letras que fazem parte do meu imaginário infantil. Um espaço de nome “Cantigas de roda” para cantar à Beatriz à volta do berço. Quem quizer cantarolar é só seguir o refrão no sítio do costume - a barra lateral do blog. Para começar esta nova versão do “Atirei o Pau ó gato”

2 comentários:

Anónimo disse...

Realmente, que atrocidades nos obrigavam a cantarolar... Ainda se fosse um cão tinhoso, ou qualquer rastejante hediondo, ainda tal se poderia, eventualmente, compreender, mas um inofensivo, amoroso e meigo gatinho... É imperdoável. Também gosto desta novíssima versão:
"Apertei o rabo ao gato/
e o gato me mordeu/
Dona Chica admirou-se/
porque afinal quem gritava era eu"

PS. Desculpem a versão abrasileirada, mas a rima tem destas coisas.

Vivam os gatos!

☆ ni ☆ disse...

ai esta o meu blog...

jocas papas