badge
Lilypie 1st Birthday Ticker

domingo, 11 de novembro de 2007

O Poder da Metáfora (20 semanas - T2)


Quando se fala no “Carteiro de Pablo Neruda” deveria tropeçar-se nas palavras, ditas ou escritas. Deveria gaguejar-se ou semear reticências palavra sim, palavra não. Sempre que vejo e revejo o filme fico com a convicção de que estamos a descobrir o mundo, ou simplesmente a redescobri-lo. Este é o retracto delicioso e inesquecível de um simples carteiro de uma pacata ilha italiana que descobre o poder da metáfora através do contacto com a poesia de Neruda que se encontra asilado nesta terra. Recheado de momentos hilariantes, o filme é uma ode à poesia e às metáforas que também figuram a nossa visão do mundo.

Como diziam os contadores de estórias “Piratas de Alexandria” as palavras podem ser de ferro e a chegam ferir quando mal usadas, no entanto como o ferro também podem fundir-se, misturar-se e forjar-se para criar instrumentos, ferramentas, que permitam comunicar com as pessoas: aproximá-las, despertar-lhes emoções e, sobretudo, estimulá-las a seguir usando e desfrutando desse elemento imprescindível.

A metáfora é uma das figuras de estilo mais criativas no processo de comunicação com as crianças. Apelamos à sua imaginação figurando situações do quotidiano para poder explicar determinados contextos.Com a sua espontaneidade, as crianças brindam-nos com expressões que traduzem a sua visão do mundo.
E nesta construção retórica descobrimos um novo palco onde redesenhamos os papéis que esta condição nos oferece. Salpicamos os nossos pensamentos com cores vivas e voamos uns cm abaixo para, por entre olhos famintos de curiosidade, libertar a criança que há dentro de nós.

Sem comentários: