badge
Lilypie 1st Birthday Ticker

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Sorrisos Escondidos (19 semanas -T2)



Posso estar ultrapassado, não ser de tempo, ou encaixar noutros estereótipos faustosos que quiserem usar para qualificarem a minha visão do mundo, mas não posso abafar este sentimento que ofusca a minha racionalidade.

Como é que um estado, dito de direito, pode compactuar com comportamentos tão primários como desumanos que atentam contra os mais indefesos representantes da nossa espécie.

Será que por parir um filho alguém tem o direito de fazer o que lhe apetece? Como é que uma “mãe” pode pontapear uma pequena menina e com o seu golpe fatal ser condenada(???) a uns míseros 5 anos de cadeia.

Onde está o nosso estado quando dentro da sua própria instituição permite que crianças ao seu encargo sejam abusadas de forma continuada. Para que servem as barras de tribunais que nos entretêm com a maior novela do sistema judicial português de seu nome “Casa Pia”. É nesta verdadeira farsa teatral, comparticipada pelos nossos esforçados impostos, que se revela a subversão de um sistema de justiça em que já ninguém acredita.

A hipocrisia arrasta-se aos incautos representantes da nossa pseudo comunicação social que ocupa horas a fio do seu precioso tempo de antena com a história de uma família (ou não) inglesa e transforma a situação numa espécie de dérbi jornalístico entre velhos aliados. Só em 2002 desapareceram 734 pessoas (muitas delas crianças). Se a estatística não me engana dá em média 2 pessoas por dia (arredondando por defeito). Não acham estranho, para quem vê o telejornal como eu, haver tantos dias sem uma única referencia a estes casos. Pois é, o que um assessor de imprensa do governo inglês pode fazer…

Infelizmente há muitos sorrisos por distribuir em locais esquecidos. Será que a consciência social se confina única e exclusivamente ao alcance do nosso olhar? Será que o hipnotismo voyeurista que a caixa, a que muitos já chamaram mágica, nos quer incutir, se tornou numa realidade para espectadores passivos? Será que estes baseiam a sua opinião apenas nos argumentos que desfilam neste palco virtual e deixam-se convencer que o mundo são os 32 cm de vidro que nos aconchegam a sala de estar?

Mas contra este marasmo, a que se vão acomodando profetas do inconformismo, lutam diariamente em espírito de cruzada ong´s como os médicos sem fronteiras, narizes vermelhos, missionários destemidos e outros anónimos humanistas que travam um meritório combate contra a indiferença dos mais ilustres pavões da nossa praça.

A minha reconhecida homenagem a estes heróis que num gesto altruísta ajudam os que mais precisam tendo como compensação “apenas” a descoberta de um sorriso escondido. Uma palavra especial de esperança para aqueles que trabalham com crianças, pois são estas que na sua pureza nos tentam dar um pouco de si para um futuro melhor.

O meu APLAUSO de pé a estes profissionais do amor.

Sem comentários: