badge
Lilypie 1st Birthday Ticker

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Geração Enroscada (19 semanas - T2)


Vicente Jorge Silva, na sua habitual verborreia, baptizou, na década de 90, a nossa geração de “rasca”. Claro que rapidamente foi renomeada de “enrascada”. De facto, andávamos sempre “à rasca” de dinheiro, “à rasca para passar de ano”, “à rasca para entrar na Universidade, “à rasca” para tirar a carta, para o pai nos emprestar o carro". Enfim, o supostamente normal para um puto de tenra idade que começa a sair do armário e a cortar os primeiros pêlos de um orgulhoso bigode, sinónimo da sua masculinidade. E não é que éramos felizes?!

Depois de 30 anos de liberdade conquistada, parece que regredimos ao ponto de convivermos com a maior falácia da educação. Liberdade não é libertinagem, ajuda não é facilitismo, realização não é materialização. Devido às inúmeras solicitações a que hoje estamos sujeitos, o papel activo de um filho em crescimento está hoje de tal forma diminuído que nos arriscamos a ser produtores de uma nova expressão: “a geração Enroscada”.

Porque não deixam as crianças enroscar sozinhas e conquistar a sua própria liberdade? As crianças não são como os móveis que vêm já pré-fabricados, é no seu desenvolvimento que vão construir a sua aprendizagem. Não será saudável esfolar os joelhos, um ou outro ponto de cosedura, o belo do gesso para os amigos assinarem e outros pequenos acidentes resultantes de um fenómeno tão peculiar como o chamado “abre olhos” que permite aumentar as defesas do seu sistema imunitário?

Não estamos a ajudar as nossas crianças quando legitimamos o absentismo às aulas e o laxismo a que a estatística nos obriga. É necessário cultivar o mérito e a excelência para termos futuros adultos realizados e conscientes das suas responsabilidades. Deve-se ensinar a pescar e não dar o peixe de mão beijada sob pena de estarmos a fomentar o aparecimento de pequenos ditadores sem rumo.

Espero que os ajustes necessários a uma revolução de mentalidades alterem os contextos em que esta evolução desenfreada nos deixou. Espero não cair em tentação pois pretendo que a nossa filha possa apertar os parafusos do seu futuro.

Sem comentários: